Sexta, 16 de Abril de 2021 09:06
(49) 3347-0131
Economia Economia

Conselheiros da Petrobras que representam a União decidem deixar cargo

Quatro dos 11 conselheiros de administração comunicaram a saída

03/03/2021 16h24
43
Por: Liliane dos Santos Fonte: Tâmara Freire, Radio Nacional, Rio de Janeiro.
Conselheiros da Petrobras que representam a União decidem deixar cargo

Em meio ao processo da troca do presidente da Petrobras, quatro dos 11 conselheiros de administração decidiram deixar a companhia. Eles são representantes do sócio controlador, ou seja, da União, e preferiram não ser reconduzidos ao cargo, apesar da continuidade ter sido proposta pelo Ministério de Minas e Energia.

Apenas um dos conselheiros deixou explícito que a sua saída se deve às alterações na administração da estatal, com a substituição do atual presidente Roberto Castelo Branco pelo general do Exército Joaquim Silva e Luna.

Omar Carneio da Cunha, ex-presidente da Shell no Brasil, afirmou em um comunicado ao Conselho que a mudança, embora amparada nos preceitos societários, não se coaduna com as melhores práticas de gestão. Disse ainda que sua contribuição à empresa seria fortemente afetada, e sua efetividade reduzida.

Já os conselheiros João Cox Neto e Nivio Ziviani alegaram razões pessoas para não aceitar a recondução, apesar de agradecer o convite.

O quarto membro do colegiado que decidiu se afastar da companhia é o ex-presidente da Embraer Paulo Cesar de Souza e Silva, que apenas pediu para não ser reconduzido e aproveitou seu comunicado para registrar seu respeito e reconhecimento pelo trabalho da Diretoria Executiva, dos funcionários da Petrobras e de seus colegas.

Com a saída, a União vai precisar apontar outros quatro nomes para o conselho, que serão apreciados na mesma Assembleia Geral Extraordinária convocada para a eleição de Silva e Luna, indicado pelo Planalto para dirigir a companhia.

O mandato do atual presidente, Roberto Castelo Branco, se encerra no próximo dia 20 de março, mas a Petrobras ainda não definiu quando ocorrerá a Assembleia.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronel Freitas - SC
Atualizado às 09h04 - Fonte: Climatempo
21°
Nevoeiro

Mín. 18° Máx. 26°

21° Sensação
16.1 km/h Vento
45.7% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias