Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 13:55
(49) 3347-0131
Saúde Saúde

Os diferentes tipos de atenção

Tipos de Atenção

22/02/2021 13h47 Atualizada há 3 dias
40
Por: Liliane dos Santos
Os diferentes tipos de atenção

A atenção é um processo psicológico complexo. Podemos dividi-lo conceitualmente falando de diferentes tipos de atenção. Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esse tema.

Entender que existem vários tipos de atenção é tão importante quanto desenvolver cada um deles. Costumamos definir a atenção como a capacidade de manter o foco e, geralmente, utilizamos esse conceito por meio de seu antônimo, a falta de atenção.

Sempre que falamos de alguém distraído ou que simplesmente não nos escuta, dizemos que não está prestando atenção. A pergunta é a seguinte: é possível viver sem atenção?

Atualmente, os transtornos de atenção estão na moda. Não deveríamos nos assustar com isso.

Vivemos em uma sociedade que exige o processamento constante de inúmeros estímulos. Publicidade, tarefas simultâneas e aparelhos tecnológicos são exemplos dos elementos que captam nossa atenção a todo momento.

Os tipos de atenção:

 

 

Atenção focalizada

Esse tipo de atenção se baseia na habilidade de responder especificamente a um estímulo. Isso requer que o indivíduo ignore o resto dos estímulos que o rodeiam. Para isso, é necessário um alto nível de alerta e ativação.

Atenção sustentada

A atenção sustentada é utilizada em tarefas de tempo prolongado. É a habilidade de manter uma atividade cognitiva com persistência.

Por exemplo, se a tarefa for ler um livro para uma prova, vamos precisar ler e processar a informação durante várias horas. Em muitas ocasiões, a recompensa não é imediata. Por isso, esse tipo de atenção tem vários obstáculos:

Motivação.

  • Fadiga.
  • Tédio.
  • Tarefa concisa.

 

 

 

 

 

 

Atenção dividida

Nosso cérebro é tão incrível que nos permite fazer duas tarefas ao mesmo tempo. No entanto, essas tarefas não podem ser tão exigentes, pois é necessário dividir os recursos de atenção para poder ter um bom rendimento nas duas.

Atenção alternativa

Este é o aspecto mais significativo da flexibilidade mental, entendida como a capacidade de mudar o foco de atenção e transitar entre tarefas muito distintas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias