Quinta, 20 de Janeiro de 2022 23:30
(49) 3347-0131
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que obriga escolas a fazer duas reuniões com os pais por semestre

Reila Maria/Câmara dos Deputados Luiz Lima: "É fundamental a interação entre a escola e a família" A Comissão de Educação na Câmara dos Deputados...

26/11/2021 23h55
68
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Luiz Lima:
Luiz Lima: "É fundamental a interação entre a escola e a família - (Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Educação na Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2322/15, que obriga escolas a realizarem no mínimo duas reuniões pedagógicas por semestre entre professores dos alunos e os seus responsáveis legais, para avaliação dos resultados.

Apresentado pelo deputado Ricardo Izar (PP-SP), o texto inclui a obrigação no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Pela proposta, os pais ou responsáveis legais serão dispensados do trabalho, sem prejuízo do salário, por até oito horas por semestre para comparecer às reuniões de acompanhamento pedagógico dos filhos ou dependentes legais na escola, mediante declaração de comparecimento emitida pela instituição de ensino. A garantia é incluída na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

"O mérito da iniciativa é inegável. É fundamental a interação entre a escola e a família, no que se refere ao acompanhamento da trajetória escolar dos estudantes da educação básica", afirmou o relator da proposta, deputado Luiz Lima (PSL-RJ).

O parecer dele foi favorável ao projeto e às emendas adotadas pela Comissão de Seguridade Social e Família, e pela rejeição de emenda adotada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

As emendas da Comissão de Seguridade são de cunho formal, apenas adequando a numeração dos dispositivos.

O texto original previa que a declaração de comparecimento dos pais à reunião fosse emitida por instituição de ensino vinculada ao Ministério da Educação, e a emenda da Comissão de Trabalho corrige isso, já que muitas escolas são estaduais, municipais, sem vínculo direto com o órgão federal.

O relator concorda com essa mudança, mas rejeitou a emenda e apresentou novas novas emendas ao texto para trocar a palavra escola por instituição de educação básica, que, segundo ele, corresponde à terminologia normalmente adotada na legislação educacional.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronel Freitas - SC
Atualizado às 23h25 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 26° Máx. 37°

31° Sensação
5.1 km/h Vento
55.2% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 38°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 40°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias