Quarta, 03 de Março de 2021 17:51
(49) 3347-0131
Entretenimento Conhecimento

Autorresponsabilidade

Oque é a autorresponsabilidade ?

16/02/2021 16h12 Atualizada há 2 semanas
14
Por: Mirielle Ugolini Goulart
Autorresponsabilidade

Você sabe o que é autorresponsabilidade? Sabe o que ela significa em sua vida? Ou ainda você sabe os benefícios dela e que ela pode te ajudar a lidar melhor com seus problemas?

A autorresponsabilidade é uma habilidade extremamente importante. E ela pode ser aprendida.

Se você gosta de observar, já conseguiu ver que a maioria das pessoas  tem tendência a sentir culpa por tudo e transferir essa culpa, e essa ação é comum na nossa sociedade, e fizemos isso sem perceber que estamos fazendo, porque e muito difícil assumir a responsabilidade pelo que nos acontece , não importa se é uma acontecimento negativo ou positivo, a culpa, nunca é nossa, sempre se tem o porque isso ou aquilo aconteceu, porém isso não ajuda em nada, os eventos que acontecem em sua vida, são responsabilidade sua.

Transferir essa culpa só vai te ajudar a amenizar a sua frustração de fracassar, não vai te ajudar a melhor situação.  Mas como eu sei que estou transferindo essa culpa?

Veja bem você já deve ter feito algo do tipo: Eu não teria esquecido de fazer isso se não tivesse tanta coisa pra pensar. Ou, eu sempre chego atrasado porque tenho que ver tudo sozinha antes de sair e além disso moro longe. Ou ainda, eu não fiz o relatório porque ninguém me passou um modelo e nunca fiz um pra sabe como faz.

Você conseguiu perceber que em nenhuma das situações a culpa transferida conseguiu solucionar o problema, ela apenas passa uma impressão de que a culpa não foi sua. Por outro lado se você tivesse assumido a responsabilidade, talvez acarretaria algo de bom, e na próxima vez você iria cuidar pra que isso não ocorresse.

Mas afinal o que é autorresponsabilidade, é a capacidade de atribuir unicamente para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida.

E essa responsabilidade não vai aparecer de uma hora para outra, ela vai depender do quanto você vai desenvolver, isso exige treino e dedicação, pra alcançar isso, você vai precisar desapegar a comodidade, e entender que o que você faz resulta em uma ação. Seja ela negativa ou positiva.

Então comece pensando diferente, ao em vez de você disser, Eu não teria me atrasado se não morasse tão longe, diga, Eu preciso me organizar melhor pra conseguir sair mais cedo de casa.

Troque todas as suas frases negativas por frases positivas, não desista de ver o que você pode mudar no que você fala normalmente, vai chegar uma hora em que você vai se habituar a trazer a responsabilidade pra você e a partir dai você vai começar a ver o lado bom dela.

Lembre-se a responsabilidade é sua, mas o controle também é seu. Ou seja, embora você não possa controlar as outras pessoas o controle das suas ações é seu, você decide se vai ou não ficar bravo porque o transito tá parado, ou se vai resmunga porque tá chovendo ao invés de aproveitar e curtir aquele filminho com pipoca e a chuva.

Você não vai conseguir controlar a raiva do seu vizinho mas você pode controlar como ira reagir a ela.

Agora me diga, vamos mudar juntos?

Fonte: www.sbcoaching.com.br

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias