Quinta, 28 de Outubro de 2021 05:53
(49) 3347-0131
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova regularização de turismo rural como acessória da atividade rural

Cleia Viana/Câmara dos Deputados AJ Albuquerque: proposta tem implicações positivas e relevantes A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados ap...

27/09/2021 21h45
69
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
AJ Albuquerque: proposta tem implicações positivas e relevantes - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
AJ Albuquerque: proposta tem implicações positivas e relevantes - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4396/20, que permite que os agricultores familiares e os produtores rurais que exploram o turismo como atividade acessória à atividade rural sejam considerados prestadores de serviços turísticos, com cadastrado simplificado no Ministério do Turismo.

Com isso, eles também poderão acessar as medidas emergenciais de auxílio ao setor turístico, implementadas em decorrência da pandemia de Covid-19.
A proposta é do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) e altera a Lei Geral do Turismo. O objetivo do projeto é regularizar a situação dos empreendedores rurais, pequenos ou não, que complementam a renda da propriedade explorando o turismo.

O parecer do relator, deputado AJ Albuquerque (PP-CE), foi favorável ao projeto e à emenda adotada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. "Esta emenda não alterou o mérito da proposta, apenas aprimorou a redação no sentido de caracterizar mais adequadamente a atual pandemia quando o projeto tratou de medidas emergenciais" explicou o relator.

AJ Albuquerque destaca ainda que não se trata apenas de uma alteração formal, de mero reconhecimento de que os agentes do turismo rural sejam prestadores de serviços turísticos. "Há implicações positivas e relevantes com a aprovação da proposta, por exemplo, o acesso aos recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que hoje é restrito a agentes inseridos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo", apontou.

O Fungetur é uma linha de financiamento com recursos do Ministério do Turismo, destinada, preferencialmente, aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronel Freitas - SC
Atualizado às 05h52 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

19° Sensação
16.5 km/h Vento
73.3% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias