Terça, 15 de Junho de 2021 03:58
(49) 3347-0131
Brasil Produção cientifica

USP se destaca na produção científica durante a pandemia

A USP, Universidade de São Paulo, já figura há um bom tempo, entre as universidades de maior destaque, no mundo

07/06/2021 09h11
65
Por: Gabriela Riboli Fonte: Rádio Agência Nacional
USP se destaca na produção científica durante a pandemia

A USP, Universidade de São Paulo, já figura há um bom tempo, entre as universidades de maior destaque, no mundo. Segundo a Universidade de Leiden, na Holanda, a instituição pública paulista é a nona em produção científica, no ranking mundial. Já, no contexto da pandemia de covid-19, desde o ano passado até março deste ano, a USP produziu quase três mil trabalhos sobre a doença.

O pró-reitor de pesquisa da USP, professor Sylvio Canuto, atribui o sucesso da universidade ao histórico de levar como bandeira, a produção de pesquisa e ao fato de que diversas áreas do conhecimento estão empenhadas nos estudos sobre a covid, não somente os pesquisadores da saúde. Ele cita os estudos de maior destaque sobre a pandemia, na USP, como o sequenciamento genético do coronavírus, a inativação do vírus e sete linhas de pesquisa para a vacina, inclusive uma que seria um spray nasal.

A USP ocupa a posição 33, em todo o mundo, entre as universidades que mais produziram ciência sobre a covid-19. O ranking é da empresa Clarivate Analytics considerada referência em bibliografia científica. O Brasil responde a mais de 3% de toda a ciência produzida sobre a covid, até o momento, com publicações nas melhores revistas científicas do mundo.

Muitos não sabem, mas a USP é uma universidade estadual com autonomia e orçamento previsto pelo Estado de São Paulo. Sylvio Canuto acredita que a garantia de recursos favorece o planejamento de pesquisas e a continuidade delas. Para ele, se faltam investimentos em pesquisas, aqui no país, as universidades brasileiras podem perder grandes talentos na ciência, para as estrangeiras.

O pró-reitor de pesquisa da USP defende a criação de um projeto nacional para incentivar e manter a pesquisa, no Brasil. Ele acredita que o projeto deve ser de longo alcance para a ciência brasileira se desenvolver e ser valorizada.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronel Freitas - SC
Atualizado às 03h41 - Fonte: Climatempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 22°

12° Sensação
12.7 km/h Vento
70.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens
Quinta (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias