Terça, 15 de Junho de 2021 04:39
(49) 3347-0131
Saúde Saúde

Governo suspende uso da vacina AstraZeneca para gestantes e puérperas

O Ministério da Saúde suspendeu temporariamente o uso da vacina Oxford/AstraZeneca para gestantes e mulheres puérperas

12/05/2021 09h04
60
Por: Liliane dos Santos Fonte: Victor Ribeiro, Rádio Nacional, Brasília.
Governo suspende uso da vacina AstraZeneca para gestantes e puérperas

O Ministério da Saúde suspendeu temporariamente o uso da vacina Oxford/AstraZeneca para gestantes e mulheres puérperas, ou seja, aquelas que tiveram filhos em menos de 45 dias, e não possuem comorbidades.

No fim da semana passada, uma mulher grávida, que havia tomado vacina de Oxford/AstraZeneca e fabricada pela Fiocruz, teve um tipo raro de trombose. E, nessa segunda-feira (10), morreu após sofrer um acidente vascular cerebral.

O ministro Marcelo Queiroga disse que a pasta mantém a imunização para quem tem comorbidade, mas somente com as vacinas CoronaVac e Pfizer.

A Anvisa alertou que as vacinas devem ser usadas de acordo com as orientações das bulas. A da AstraZeneca não previa o uso em gestantes sem comorbidades. A orientação para imunizar esse grupo foi feita na semana passada, em uma nota técnica do Ministério da Saúde.

O monitoramento feito por meio da plataforma e-SUS Notifica identificou que, até o último domingo, entre os quase 48 milhões de vacinados no Brasil, ocorreram 11 eventos graves supostamente relacionados à vacinação de gestantes. Todos estão em investigação.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Franciele Francinato, detalhou quais foram esses eventos.

As gestantes que têm comorbidade devem ser vacinadas contra a covid por um imunizante de outro laboratório, que não seja a vacina da AstraZeneca.

Quem está grávida e não tem comorbidade ou já tomou a AstraZeneca, deve aguardar a publicação de uma nova nota técnica do Ministério da Saúde. A expectativa é que o documento saia ainda esta semana.

O ministro Marcelo Queiroga antecipou que essa restrição ao uso da vacina da AstraZeneca deve ser tema de um comunicado da Organização Mundial da Saúde, também nos próximos dias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronel Freitas - SC
Atualizado às 04h23 - Fonte: Climatempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 22°

12° Sensação
11.9 km/h Vento
69.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens
Quinta (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias