Domingo, 16 de Maio de 2021 09:35
(49) 3347-0131
Cidades Cidades

Chapecó confirma 3 variantes do coronavírus em circulação

O CIEVS informa que é necessário redobrar os cuidados de prevenção

15/04/2021 16h19 Atualizada há 1 mês
101
Por: Liliane dos Santos
Chapecó confirma 3 variantes do coronavírus em circulação

A Rede CIEVS – Vigilância, Alerta e Resposta em Emergências em Saúde Pública do estado de Santa Catarina emitiu, nesta quinta-feira (15), uma notificação ao município de Chapecó sobre a transmissão comunitária de três variantes do coronavírus.

Na última semana, o CIEVS estadual comunicou a Vigilância Epidemiológica sobre o resultado de exames de sequenciamento genético de 12 pacientes de Chapecó com a presença de três variantes diferentes: P1, P2 e N9. Três casos são importados e nove são autóctones. Quando se trata de casos autóctones, temos um indicativo de circulação comunitária.

Foi realizada investigação epidemiológica para identificar possíveis contatos e início da cadeia de transmissão. É orientada a divulgação de alerta às equipes e população sobre a situação, pois o risco de aumento da transmissibilidade com a presença das variantes é grande, mesmo para aqueles que já tiveram a doença.

A variante P1 foi identificada sendo originária de Manaus, a P2 do Rio de Janeiro e agora a N9, cuja linhagem foi caracterizada por conter uma mutação na proteína S do novo coronavírus, conhecida de E484K, que também é encontrada em outras variantes com grande disseminação no planeta. A alteração havia sido detectada em 35 amostras coletadas entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021 em dez estados do Sul, Sudeste, Nordeste e Norte do país.

O CIEVS informa que é necessário redobrar os cuidados de prevenção como uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social, ventilação dos ambientes e testagem e isolamento dos casos identificados.

A Prefeitura de Chapecó realizará uma transmissão ao vivo às 18h desta quinta-feira em sua página oficial no Facebook e deve informar a população sobre a circulação das novas cepas e as orientações e medidas que devem ser tomadas.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronel Freitas - SC
Atualizado às 09h19 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 26°

19° Sensação
12.3 km/h Vento
54.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens
Terça (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias