Sexta, 16 de Abril de 2021 07:19
(49) 3347-0131
Entretenimento Hobbies

A ciência por trás de como hobbies podem melhorar nossa saúde mental

É necessário ter um tempo de qualidade, ter um hobbie pode te ajudar nisso.

29/03/2021 14h31
45
Por: Mirielle Ugolini Goulart Fonte: Gazeta do povo
A ciência por trás de como hobbies podem melhorar nossa saúde mental

A pandemia afetou a saúde mental de muitas pessoas, dado o medo do vírus e as restrições de locomoção. Sendo assim, muitos podem, compreensivelmente, estar se sentindo mais solitários, ansiosos e deprimidos do que o normal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já divulgou orientações sobre como as pessoas podem cuidar de sua saúde mental durante esse período difícil. Os principais conselhos incluem tentar manter um padrão regular de alimentação, sono, higiene e exercícios.

Mas uma recomendação menos óbvia é garantir que você ainda encontre tempo para fazer as coisas de que gosta. Na verdade, pesquisas mostram que ter um hobby está relacionado a níveis mais baixos de depressão – e pode até prevenir a depressão para alguns.

Perder o interesse e a alegria pelas coisas que você normalmente gosta de fazer é um sintoma de problemas de saúde mental. Conhecido como anedonia, este é um sintoma comum de depressão e é algo do qual os pacientes dizem que mais gostariam de ser aliviados – possivelmente porque os medicamentos usados ​​para tratar a depressão têm como alvo outros sintomas e não parecem aliviá-los.

Para algumas pessoas, a anedonia é um dos primeiros sintomas de depressão e pode até ser usada para prever a gravidade da depressão que uma pessoa pode sentir.

Portanto, encontrar tempo para seus interesses e prazeres – como um hobby – durante o bloqueio pode ser uma forma de evitar a anedonia e a depressão. Na verdade, a prescrição social é um método de tratamento em que os médicos podem pedir aos pacientes com depressão leve a moderada, que realizem uma intervenção não médica (como um hobby) para melhorar sua saúde mental. Como os antidepressivos podem ser menos eficazes em pessoas com depressão leve, essa estratégia de tratamento ainda pode ajudar esses pacientes a encontrar alívio para seus sintomas.

Até agora, alguns estudos mostraram que os programas de prescrição social que pedem aos pacientes que pratiquem hobbies, como jardinagem ou arte, são benéficos para a saúde mental e o bem-estar.

As evidências também mostram que, mesmo para aqueles com depressão clínica, certos tratamentos psicológicos – como ativação comportamental, que exige que os pacientes agendem um tempo para fazer coisas que lhes proporcionem prazer e alegria – melhoram os sintomas da depressão.

Uma ampla gama de atividades e hobbies podem desempenhar um papel na prescrição social e ativação comportamental, como exercícios, tocar um instrumento, desenhar, ler ou fazer artesanato.

A razão pela qual encontrar tempo para passatempos pode funcionar tem a ver com como eles afetam o sistema de recompensas no cérebro. Quando temos um hobby, mensageiros químicos no cérebro (conhecidos como neurotransmissores) são liberados – como a dopamina, uma substância química que nos ajuda a sentir prazer. Essas substâncias químicas que nos fazem sentir bem podem nos fazer querer praticar o hobby novamente e então nos sentimos mais motivados para fazê-lo.

Portanto, embora possamos não nos sentir motivados no início para dedicar tempo a um hobby, uma vez que o iniciamos e sentimos o prazer associado, isso dará início ao nosso sistema de recompensas e, subsequentemente, à nossa motivação para fazê-lo novamente. Isso é algo que estamos pesquisando com mais profundidade em nosso laboratório.

Juntamente com o prazer e a motivação, os hobbies também podem trazer outros benefícios. Os físicos podem, é claro, melhorar seu condicionamento, e outros podem até melhorar o funcionamento do cérebro.

A pesquisa sugere que alguns hobbies – como tocar um instrumento musical – podem melhorar sua memória, enquanto hobbies artísticos (como ler ou fazer quebra-cabeças e jogar jogos de tabuleiro) são relatados para prevenir a demência mais tarde na vida.

Portanto, se você estiver se sentindo mais pra baixo do que o normal durante a pandemia, talvez tente encontrar tempo para retomar alguns hobbies que você pode ter gostado no passado – ou tente novos. Você também pode buscar ajuda ou orientação de seu médico ou terapeuta para encontrar o melhor tratamento para você.

Leia mais em: https://www.semprefamilia.com.br

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronel Freitas - SC
Atualizado às 07h01 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 26°

18° Sensação
16.8 km/h Vento
66.8% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias