Sexta, 16 de Abril de 2021 08:52
(49) 3347-0131
Saúde Saúde

Estudo da USP identifica coronavírus na gengiva de contaminados

Presença foi identificada durante autópsia em vítimas da covid-19

29/03/2021 10h02
81
Por: Liliane dos Santos Fonte: Daniella Longuinho, Radio Nacional, Brasília.
Estudo da USP identifica coronavírus na gengiva de contaminados

O novo coronavírus foi encontrado, pela primeira vez, na gengiva de pacientes que morreram em decorrência da infecção provocada pela covid-19. A descoberta é de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a USP.

A presença do SARS-CoV-2 na gengiva foi identificada durante procedimento de autópsia minimamente invasivo em pacientes diagnosticados com covid-19 que faleceram no Hospital das Clínicas da instituição. O resultado do estudo foi publicado em um jornal científico internacional de microbiologia.

Segundo o professor da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do estudo, Luiz Fernando Ferraz, a detecção do novo coronavírus na gengiva abre a possibilidade de novas pesquisas para conhecer o impacto da disseminação da covid-19 pelo corpo.

O estudo da USP também ajudou a confirmar a precisão de testes de covid-19 pela saliva. O método é uma alternativa menos desconfortável, se comparado ao exame de PCR, e está de acordo com as diretrizes determinadas pela Anvisa. 

O professor Luiz Fernando Ferraz lembra que as gotículas de saliva são meios importantes de transmissão da covid-19 e que é essencial manter medidas de segurança para evitar o contágio. 

Os pesquisadores da USP pretendem analisar também a carga viral do novo coronavírus no tecido da gengiva de pessoas assintomáticas ou que tenham quadros leves da doença para comparar com os resultados obtidos nesse estudo que envolveu pacientes em estado grave. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronel Freitas - SC
Atualizado às 08h43 - Fonte: Climatempo
21°
Nevoeiro

Mín. 18° Máx. 26°

21° Sensação
16.1 km/h Vento
45.7% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias