Sexta, 16 de Abril de 2021 09:01
(49) 3347-0131
Saúde Saúde

Anvisa recebe pedido para teste de vacina brasileira contra Covid-19

Governo apresentou a Versamune, desenvolvida com recursos federais

27/03/2021 10h29
88
Por: Liliane dos Santos Fonte: Victor Ribeiro, Rádio Nacional, Brasília.
Anvisa recebe pedido para teste de vacina brasileira contra Covid-19

Versamune. Guarde esse nome. É assim que se chama a vacina desenvolvida a partir da parceria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, com a empresa Farmacore, que é uma startup paulista, e a PDS Biotechnology, dos Estados Unidos.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, informou que, das 15 vacinas desenvolvidas com recursos federais, três estão em estágio mais adiantado. Entre elas, a Versamune, que foi a primeira a pedir à Anvisa autorização para estudos clínicos.

Pontes destacou a importância do desenvolvimento de vacinas no país.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que a pandemia mostrou a relevância de investir em pesquisas científicas. Mas alertou que, enquanto a população não estiver vacinada em massa, é preciso manter as medidas preventivas. Queiroga fez um apelo para quem vai aproveitar o feriado da Semana Santa.

Em nota, a Anvisa informou que a análise do pedido vai levar em consideração a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança verificados nos estudos pré-clínicos. É aquela etapa da pesquisa feita em laboratório e com animais.

A expectativa do ministro Marcos Pontes é de fazer testes de fase 1 e fase 2 em cerca de 300 voluntários, durante 3 meses, a partir de abril. Já os testes de fase 3 meses devem ser feitos com 20 ou 30 mil pessoas. Quando a fase 3 estiver em curso, os pesquisadores podem apresentar o pedido de uso emergencial.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronel Freitas - SC
Atualizado às 08h43 - Fonte: Climatempo
21°
Nevoeiro

Mín. 18° Máx. 26°

21° Sensação
16.1 km/h Vento
45.7% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias