Sexta, 16 de Abril de 2021 08:28
(49) 3347-0131
Saúde Saúde

Hospital Frei Bruno teme a falta de oxigênio e medicamentos

Xaxim sofre com o medo da fata de oxigênio e medicamentos no hospital

20/03/2021 09h49
54
Por: Mirielle Ugolini Goulart Fonte: Patrícia Vanzin
Hospital Frei Bruno teme a falta de oxigênio e medicamentos

O número de internações para tratamento do Covid 19 diminuiu, mas a situação continua preocupante no Hospital Frei Bruno (HFB), em Xaxim. No final de fevereiro a maior dificuldade era com relação à superlotação, no entanto, atualmente o que preocupa é um possível desabastecimento de oxigênio e medicamentos. Desde quinta-feira (18), a direção do Hospital vem buscando medidas para impedir um colapso no sistema.

Através de ofício, a direção do hospital foi informada pela empresa distribuidora de oxigênio (Air Liquide Brasil Ldta), que os estoques estão comprometidos. No documento, a própria empresa lamenta a “situação com consequências inesperadas” e sugere o contato com demais fornecedores. Segundo dados do hospital, em outras épocas (períodos normais), o consumo de oxigênio era de cinco torpedos diários, hoje, esse número ultrapassa os 50.

Outra preocupação é com relação a dificuldade para aquisição de medicamentos usados para a intubação de pacientes que precisam ser encaminhados para UTI (o Hospital Frei Bruno não conta com Unidade de Terapia Intensiva). Em Xaxim, existem cinco respiradores artificiais e conforme a direção do hospital, ainda há estoque de medicamentos, no entanto existe apreensão dos profissionais, já que não se sabe como será a demanda nos próximos dias. Nas últimas semanas, vários pacientes foram intubados no hospital e transferidos para UTIs da região.

Diariamente a direção do Hospital Frei Bruno divulga um boletim com a taxa de ocupação para o tratamento do Covid 19. Ao todo são 26 leitos SUS (dez deles implantados no último dia 19 de fevereiro); mais seis leitos para convênios e particulares. Conforme os números deste sábado (20), estão internados 14 pacientes em leitos SUS; e outros cinco em leitos particulares. A faixa etária dos pacientes vai de 21 à 86 anos. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24h e no momento não há pacientes aguardando uma transferência.

Nas últimas semanas, um dos piores cenários foi registrado no dia 24 de fevereiro, quando houve a lotação dos 26 leitos disponibilizados via SUS. Além disso, naquele dia, 12 pacientes aguardavam no Pronto Socorro, por um leito de enfermaria ou para serem transferidos para outro hospital. Todos os pacientes estavam no oxigênio. 

O maior número de óbitos, foi registrado no dia 06 de março. Foram seis vítimas do Covid 19, em apenas 24h – pacientes com idades de 83, 63, 43, 50 e dois deles com 71 anos. 

Conforme a direção do Hospital Frei Bruno, “apesar da baixa no número de internações, a situação ainda é muito preocupante. Não há como prever a demanda por internações e procedimentos nas próximas horas. A situação segue muito grave. Estamos fazendo todos os esforços para que não tenhamos a falta de oxigênio ou de medicamentos. No entanto, pedimos para que a população também faça sua parte. Todos precisam se conscientizar e seguir com as medidas de prevenção ao Covid 19.” 

O hospital de Xaxim está credenciado para tratar pacientes de Covid 19, de toda a região. Somente no último dia 15, do total de 25 pacientes internados, haviam pessoas de Abelardo Luz, Marema, Lajeado Grande, Cordilheira, Coronel Freitas, Chapecó, Quilombo e Formosa do Sul.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Xaxim - SC

Xaxim - Santa Catarina

Sobre o município
Com jeito simples e sincero Xaxim possui um povo hospitaleiro, alegre e entusiasta. Aqui homens e mulheres andam juntos para fazer um município ainda mais desenvolvido e feliz, bom de viver, de morar e de trabalhar. A realidade de nosso município tem raízes históricas que, resumidamente, passam por Josezinho Xaxim, um negro africano, assim apelidado por causa de seu cabelo "garradinho", que veio para cá em 1865 e se estabeleceu com sua família, após sair de Guarapuava, Paraná. E, pelos imigran
Coronel Freitas - SC
Atualizado às 08h23 - Fonte: Climatempo
21°
Nevoeiro

Mín. 18° Máx. 26°

21° Sensação
21.3 km/h Vento
52.9% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias