Sexta, 16 de Abril de 2021 07:18
(49) 3347-0131
Saúde Saúde

Fábricas de oxigênio estão com escassez de cilindros e mão de obra

Segundo dirigentes, a falta de previsibilidade complica a produção

18/03/2021 15h18 Atualizada há 4 semanas
113
Por: Liliane dos Santos Fonte: Lucas Pordeus Leon, Radio Nacional, Brasília, DF
Fábricas de oxigênio estão com escassez de cilindros e mão de obra

Dirigentes de fábricas de oxigênio relatam dificuldades para prever o aumento da demanda gerada pela pandemia no novo coronavírus. Entre outros problemas, o setor ainda enfrenta a escassez de cilindros e de mão de obra especializada para fazer o transporte do produto.

O executivo da empresa Air Products Brasil, Rafael Silva, explica que a falta de informação para antecipar o aumento da produção é o principal problema no momento.

"O problema é a falta de previsibilidade ou de programação para a empresa. Temos hospitais que multiplicaram em 7, 8, 10 vezes o seu consumo de oxigênio", alerta Silva. 

Representantes do setor participaram, nesta quinta-feira, da Comissão Mista da Covid-19 do Congresso Nacional. O presidente da Indústria Brasileira de Gases, Newton de Oliveira, explica que a dimensão dos atuais equipamentos é outro obstáculo para expandir a oferta de oxigênio no país.

Sem oxigênio e UTIs

O diretor de logística do Ministério da Saúde, Ridauto Lúcio Fernandes, reconheceu que faltam cilindros nos hospitais. Para o representante da pasta, o transporte e armazenamento do oxigênio gasoso é muito difícil e que o ideal seria ampliar a capacidade de transporte e armazenamento do gás no formato líquido.

De acordo com a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Meiruze Freitas, que estava na sessão, a agência solicitou s indústrias de oxigênio, no último dia 13 deste mês, informações sobre a capacidade de produção e expansão do setor.

O último boletim divulgado pela Fundação Fiocruz, nesta semana, afirma que 25 das 27 unidades da federação apresentavam taxas de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 acima de 80%, sendo 14 estados mais o Distrito Federal, com taxas de ocupação acima de 90% nos leitos do Sistema Único de Saúde.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronel Freitas - SC
Atualizado às 07h01 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 26°

18° Sensação
16.8 km/h Vento
66.8% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias