Sexta, 16 de Abril de 2021 08:12
(49) 3347-0131
Entretenimento Música

Porque os Mamonas Assassinas marcaram uma geração?

Um fenômeno

11/03/2021 15h58
71
Por: Mirielle Ugolini Goulart Fonte: www.omelete.com.br
Porque os Mamonas Assassinas marcaram uma geração?

Já fazem 25 anos do trágico acidente dos Mamonas Assassinas, mas para alguns, ainda são eternos.

No dia (2) deste mês completaram-se 25 anos da partida desse fenômeno, em um trágico acidente  que matou os componentes de uma das melhores bandas das últimas décadas. 

Até a colisão fatal do avião que os transportava na Serra da Cantareira, em São Paulo, o grupo teve uma ascensão meteórica no país com o seu primeiro disco, Mamonas Assassinas, que vendeu cerca de 3 milhões de cópias.

Mesmo com bandas de épocas anteriores também apostando em composições engraçadas, foram os Mamonas Assassinas que emplacaram grandes sucessos e fizeram do rock algo popular em um período que outros estilos estavam em evidência.

Em seu primeiro (e único) álbum de estúdio, os Mamonas mostraram que podiam misturar uma miríade de gêneros musicais e ainda assim manter um álbum coeso. O disco une o rock ao forró (algo que o Raimundos também fez), reggae, vira, brega, sertanejo, metal...

No Brasil, poucas bandas conseguiram unir todas as gerações da mesma maneira que os Mamonas. O bom humor das letras foi parar na cabeça de todo mundo: adultos, idosos, adolescentes e crianças (que mal sabiam do duplo sentido do que eles cantavam).

Hoje, praticamente todo grupo de música se leva muito a sério e isso torna grande parte das músicas um saco - os próprios Mamonas, antes de se entregarem a zoeira, tentaram ser sérios como a banda Utopia. Para nossa sorte, eles mudaram de ideia.

Eles retratavam uma realidade social e fora bem-humorada.

Para além das piadas e das rimas inusitadas, os Mamonas também conseguiram um feito raro: retratar a realidade social do Brasil de uma forma bem-humorada. Preste atenção nas letras de “1406” ou “Chopis Centis”, por exemplo, para perceber como Dinho e companhia mostravam o cotidiano de um grande pedaço da sociedade brasileira na década de 1990.

Eles não deixaram sucessores. Um dos motivos que mais evidenciam o quanto os Mamonas fazem falta é que nenhuma banda conseguiu ocupar seu trono. Logo após a morte do grupo, houve quem tentasse preencher o vazio, como os Virguloides (de “Bagulho no Bumba”), mas nenhum conseguiu capturar a essência de humor de Dinho e companhia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronel Freitas - SC
Atualizado às 08h03 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 26°

18° Sensação
21.3 km/h Vento
52.9% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias