Sexta, 16 de Abril de 2021 07:48
(49) 3347-0131
Entretenimento Ciência e Espaço

Cientistas acreditam ter encontrado pedaço de outro planeta na Argélia

Rocha encontrada na Argélia é a mais antiga já encontrada

10/03/2021 13h42 Atualizada há 1 mês
166
Por: Liliane dos Santos
Cientistas acreditam ter encontrado pedaço de outro planeta na Argélia

Um grupo de pesquisadores encontrou um pedaço de meteorito no deserto do Saara, na Argélia, Norte da África. Após uma análise da rocha, eles conseguiram determinar que ela é mais antiga que a Terra e pode ser um pedaço de outro planeta. 

Batizado como Erg Cheche 002 (EC002), o meteorito se formou a partir de um vulcão, o que dá a entender que ele fez parte da crosta de um protoplaneta, que é algo como o “embrião” de um planeta, que representa a fase inicial de sua evolução. 

O EC002 foi encontrado em maio de 2020 e é composto por vários pedaços de rochas, que, somadas, pesam 32kg e estavam no meio de um mar de areia no sudoeste argelino. Logo de cara, os pesquisadores já perceberam que se tratava de algo diferente da maioria dos materiais deste tipo. 

 

Enquanto a maior parte dos meteoritos conhecidos têm uma composição condrítica, que se forma a partir de pedaços de poeira e rochas, a textura do EC002 era ígnea, ou seja, composta por materiais que dão a entender que ele foi originado de um corpo que sofreu derretimento interno. 

Este processo tem a função de diferenciar o núcleo da crosta do planeta, o que representa um estágio intermediário de sua formação. Das dezenas de milhares de meteoritos encontrados na Terra, apenas pouco mais de 3 mil possuem características parecidas. 

Conforme descrito em artigo publicado no site da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, uma análise de decaimento concluiu que o meteorito tem em torno de 4,56 bilhões de anos, um pouco mais que os 4,54 da Terra. 

Com isso, a rocha se tornou a mais antiga já encontrada em nosso planeta. Agora, os pesquisadores terão a possibilidade de estudar a rocha para entender melhor como funciona o processo de formação dos planetas do nosso sistema solar. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coronel Freitas - SC
Atualizado às 07h42 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 26°

18° Sensação
21.3 km/h Vento
52.9% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias